domingo, 5 de dezembro de 2010

planejamento de aula

Planejamento de Aula

Componente curricular:Linguagem oral e escrita

Tema:Práticas de leitura

Histórias Clássicas''Chapeuzinho Vermelho''

RECURSOS UTILIZADOS

Chapeuzinho Vermelho(De Charles Perrault,ilustrado por Georg Hallensleben)

OBJETIVOS

  • Estimular o gosto pela leitura
  • Conhecer contos que fazem parte da cultura universal e suas diversas versões.
  • Envolver o leitor numa leitura prazeirosa e cheia de magias
  • Ampliar o conhecimento através dos meios de digitais de forma lúdica.
  • Comparar as diferentes versões conhecidas da história e treinar a entonação e intenção da fala dos personagens.
  • Identifição da ordem e a razão dos acontecimetos da história.
  • Relacionar informações sobre a história e identificar características dos personagens.
  • Representar os personagens dizendo suas falas (expressão corporal,entonação).

DESENVOLVIMENTO:

  • Apresentação do livro ''CHAPEUZINHO VERMELHO'',Conversa com os alunos sobre o que sabem dessa historia.Depois ler,convidar os a comparar as diferentes versões conhecidas da história e apresentar informações sobre o autor e o conto presentes no final do livro.
  • O professor conversa com os alunos sobre as ações e intenções do lobo em CHAPEUZINHO VERMELHO ressaltando as situações de engano presentes na narrativa.Depois,pede que os alunos retomem as falas dos personagens da história pensando sobre a melhor forma de fazer suas entonações.
  • O professor conversa com os alunos sobre as características de cada personagem da história: roupas,aspecto fisico e atitude.Faz uma lista das vestimentas e acessórios que prescisam se produzidos para a realização do teatro.
  • O professor propõe que as crianças ensaiem a melhor forma de falar os diálogos.Para isso,grava as crianças falando cada um dos diálogos e depois coloca para todos escutarem e conversarem sobre como podem melhorar suas falas.
  • O professor propõe que as crianças realizem o ensaio final para a apresentação da peça.Para isso,assume o papel de diretora da peça e,com as crianças caracterizadas,vai orientando e dirigindo o ensaio.Depois organiza a apresentação com as crianças.

AVALIAÇÃO

Como as hitorias clássicas já fazem parte do repertório de leitura das crianças,partindo do que elas já sabiam foi possível promover atividades e abordar diferentes aspectos presentes no texto,como elas já conheciam os personagens e sabiam algo sobre este conto,nos permitiu a transposição do texto para uma representação,bem como colocar especial atenção na entonação e intenção da fala dos diferentes personagens.Criando possibilidades de registrar em sua memória uma experiencia importante e o vínculo com narrativas e,consequentemente com o conhecimento.

Um comentário:

  1. Foi interessante e importante aplicar está aula na sala,pois as crianças gostaram de ouvir outras versões da CHAPEUZINHO VERMELHO e fazer comparações.Puderam falar dos perigos que existem no dia a dia,trazendo a realidade da vida onde o aluno aprende a se defender dos perigos.Também observaram a fala deles onde melhoraram na hora de se comunicar.

    ResponderExcluir